segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE MOSCAVIDE E PORTELA ,AMANHÃ DIA 26- UMA ASSEMBLEIA QUE SERÁ MUITO "ACALORADA" - SAIBA PORQUÊ!

Voltamos a publicar o Edital nº1/2013 da Assembleia de Freguesia de Moscavide e Portela, a realizar amanhã dia 26 (terça-feira) pelas 21.00 horas , onde esperamos que o MOVIMENTO PELA FREGUESIA DE MOSCAVIDE  que já publicou 18 Comunicados - que abaixo reproduzimos - faça ouvir a sua voz no local próprio, para que as pessoas visadas nos referidos Comunicados se  possam  defender das acusações que lhes são feitas:


                                                           

NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º1 2013
O arranque desta nova realidade administrativa ficou marcado negativamente pela realização da Assembleia de Freguesia para a instalação dos novos órgãos autárquicos, ter sido realizada no auditório do Centro Social e Paroquial da Igreja de Cristo-Rei da Portela. Quando existia equipamentos autárquicos em Moscavide com melhores condições para a realização da mesma, como é o caso do Centro Cultural de Moscavide (Antigo Cine-Moscavide).

NOTA PÚBLICA DO MFM - Nº2 2013
Depois de uma análise efectuada aos novos representantes autárquicos da União das Freguesias de Moscavide e Portela, é com alguma preocupação que detectámos a falta de representatividade de alguém (Moscavidense) com conhecimento amplo da Vila de Moscavide no Executivo como também na Mesa da Assembleia de Freguesia.
O facto de o Executivo não ter nenhum Moscavidense, leva-nos a ter que estar ainda mais atentos.

NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º3 2013
No passado dia 15 de Outubro, a nova Presidente da Junta de Freguesia realizou uma reunião com os trabalhadores da Freguesia de Moscavide no Centro Cultural (Antigo Cine-Moscavide), onde no seu discurso de apresentação aos mesmos, fez ataques injuriosos a uma Associação da Freguesia de Moscavide.
Para além dos mesmos terem sido feitos completamente fora do contex...to da reunião, foram também mais um indício de alguma descriminação para com a nossa Vila de Moscavide.
Vamos continuar atentos, sempre na defesa da nossa Vila de Moscavide


NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º4 2013
O Edital nº 3 da Junta de Freguesia, relativamente à periodicidade das reuniões de Junta, vem demonstrar mais uma vez aquilo que temos vindo a identificar, que existe por parte desta nova gestão autárquica uma demonstração clara de descriminação para com a população da Vila de Moscavide.
Neste caso as reuniões públicas são realizadas na Portela, sabendo que a pop...ulação de Moscavide é maioritariamente idosa, o que irá dificultar a presença dos mesmos e com isso os afastar de uma política local que se quer de proximidade. O histórico em Moscavide é de uma grande participação por parte da população, na grande maioria pessoas com alguma idade e até mesmo com problemas de mobilidade.
Aquilo que o MFM defende é que as mesmas sejam alternadamente realizadas entre Moscavide e Portela. Assim, dando possibilidade às respectivas populações destas localidades, participarem na vida da Freguesia, de uma forma equitativa


NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º5 2013
Após esta nova realidade administrativa, o novo executivo da Junta de Freguesia organiza a sua primeira iniciativa para a população. No cartaz publicado para divulgação da mesma, convida os Moscavidenses e Portelenses a assistirem à grande revista à Portuguesa, no dia 30 de Outubro, pelas 21:30 no Teatro Politeama.
No cartaz publicado, a Junta de Freguesia apela ...à população a sair de casa, como também informa quais os procedimentos que têm que fazer para se inscrever de forma a participar na iniciativa em questão. Neste caso, a inscrição é feita presencialmente, o que faz todo o sentido, mas o local onde os interessados têm que se deslocar para proceder à inscrição é a Sede da Junta de Freguesia – Portela, ex-Escola Vasco da Gama, na Av. Da Republica.
Como é do conhecimento de todos, a grande maioria dos Moscavidenses são pessoas com alguma idade e até mesmo com problemas de mobilidade, o que se torna difícil para os mesmos se poderem deslocar à Portela para proceder à inscrição para a iniciativa em causa. Por outro lado, como as inscrições são limitadas e, feitas na Portela, o risco para os Moscavidenses de não terem possibilidade de se inscrever por motivos da iniciativa já se encontrar esgotada, é bastante elevado.  
Este executivo da Junta de Freguesia, vem demonstrar mais uma vez aquilo que temos vindo a denunciar, que existe por parte do mesmo, uma demonstração clara de descriminação para com a população da Vila de Moscavide. Beneficiando, como aqui fica mais uma vez provado, a população da Portela em detrimento da população de Moscavide

 

NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º6 2013
As últimas duas semanas têm sido de uma verdadeira “limpeza” na Vila de Moscavide, mas infelizmente não nos referimos à limpeza de ruas, mas sim à “limpeza” de equipamento da Freguesia de Moscavide, com destino à Portela.
Durante décadas a Junta de Freguesia de Moscavide investiu em diversos equipamentos, para fazer face aos trabalhos existentes na Vila de Moscav...ide, algo que pelos vistos não aconteceu na Portela, para apoiar de uma forma mais directa a população, bem como as necessidades nas escolas e no espaço público.
Equipamentos como máquinas para marcação de estradas, máquinas para pulverizar, roçadoras, máquinas de cortar relva, máquinas de lavagem de alta pressão, berbequins, máquinas de cortar azulejo, máquinas de soldar, martelos eléctricos, mini retroescavadora, rebarbadoras, serras planas, mota eléctrica de apoio à oficina do reformado, carrinha de transporte, carrinha de apoio à oficina do reformado, 2 carrinhas de apoio às obras e muitos outros equipamentos que ainda estamos a tentar identificar, foram levados para as instalações da Junta de Freguesia da Portela, na antiga escola Vasco da Gama, junto ao Centro Comercial da Portela. Assim tem sido a “limpeza” que o actual executivo da Junta tem feito às instalações da Junta de Freguesia em Moscavide.
Temos conhecimento que outra vaga de “limpeza” vai acontecer brevemente, mas agora de outro tipo de equipamentos. É por isso necessário, cada vez mais todos os Moscavidenses estarem atentos.
Como mais uma vez fica provado, este executivo descrimina a Vila de Moscavide


NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º7 2013
Este novo executivo tem vindo a provar em poucas semanas que não respeita a Vila de Moscavide, a sua população e as forças vivas da mesma.
O MFM na Nota Pública N.º3 2013 denunciou os ataques injuriosos efectuados pela nova Presidente da Junta de Freguesia, no passado dia 15 de Outubro, a uma Associação da Vila de Moscavide. Poucos dias depois, a Sra. Presidente ...da Junta chamou individualmente ao seu gabinete 4 trabalhadores da Freguesia de Moscavide que fazem parte dos órgãos sociais dessa Associação da Vila, para lhes intimidar e pressionar a sair dos respectivos órgãos que ocupam na Associação.
A argumentação usada pela Sra. Presidente foi que era incompatível ser trabalhador da Junta de Freguesia e ao mesmo tempo fazer parte dos órgãos sociais da Associação da Vila. Argumentação essa que não passa de uma mentira que a Sra. Presidente usou para tentar que os mesmos se demitissem. Caso assim não seja, a Sra. Presidente demonstra um total desconhecimento nesta matéria. Mas como acreditamos que não seja desconhecimento da Sra. Presidente, até porque existe um elemento do actual executivo da Junta que faz parte dos órgãos sociais de uma Associação da Vila, como também o próprio Presidente da Assembleia de Freguesia, fica então provado mais uma vez que o actual executivo da Junta de Freguesia descrimina a Vila de Moscavide e que para além disso tem atitudes maliciosas para com os Moscavidenses.
É também importante informar que o MFM solicitou, por descargo de consciência, a um jurista de direito administrativo, esclarecimentos sobre a matéria de incompatibilidades
.


NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º8 2013
A Junta de Freguesia de Moscavide durante décadas disponibilizou aos Moscavidenses um serviço de apoio jurídico, no qual o atendimento era efectuado nas instalações da Junta de Freguesia, na Rua António Maria Pais em Moscavide, todas as segundas a partir das 18:00, permitindo que os Moscavidenses pudessem ter acesso a consultas jurídicas sem pagar, ou seja, que pud...essem consultar gratuitamente um advogado, promovendo também o acesso à informação.
Muitos foram os assuntos que os Moscavidenses conseguiram resolver com este apoio, como casos de problemas familiares, casos relacionados com o condomínio, casos relacionados com o senhorio e esta nova lei do arrendamento, casos de penhoras, entre outros que acabaram por ser a única ajuda que tiverem para ver os seus problemas resolvidos.
Moscavide assiste mais uma vez a uma atitude discriminatória por parte deste novo executivo, desta vez é o fim do apoio jurídico “Advogado” realizado em Moscavide. Agora, se algum Moscavidense precisar de aconselhamento jurídico, tem que se deslocar à Portela, na Ex. Escola Vasco da Gama, junto ao Centro Comercial.
Aquilo que o MFM defende é que este serviço seja prestado alternadamente entre Moscavide e Portela. Assim, dando possibilidade às respectivas populações destas localidades de usufruir deste serviço, de uma forma equitativa.
Em apenas poucas semanas muitas têm sido as medidas deste novo executivo da Junta de Freguesia, penalizadoras para os Moscavidenses, o MFM vai continuar a denunciar todas estas atitudes discriminatórias para com os Moscavidenses


NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º9 2013
As atitudes discriminatórias por parte deste novo executivo da Junta, para com a Vila de Moscavide continuam. 
O que este executivo queria (fugiu-lhe a boca para a verdade) e até por isso teve a coragem de escrever neste Edital "Extinta Autarquia de Moscavide". Relembramos por isso, que Moscavide não foi extinto, mas sim agregado com a Freguesia da Portela. ...
Não vamos permitir que todos os actos de descriminação e má fé, quem têm vindo a ser praticados por este executivo, fiquem impunes e no desconhecimento da população.

NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º10 2013
O novo executivo da Junta decidiu fechar o Jardim Público de Moscavide às 17h30m, um dos poucos espaços verdes na Vila de Moscavide.
O Jardim Público de Moscavide é um local de convívio para os Moscavidenses, um espaço recreativo, social e de brincadeira para as crianças. Esta também é a hora em que a maioria das crianças de Moscavide chegam da escola e vão brin...car um pouco para o jardim.
Este é mais um acto de descriminação e má-fé, deste executivo, num total desrespeito pela população sonegando o direito de usufruir de um espaço público.
Não vamos permitir que nos seja negado o acesso a um dos poucos espaços verdes que existe em Moscavide


NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º11 2013
Em 2011 a Junta de Freguesia de Moscavide em parceria com a Câmara Municipal de Loures inaugurou a Loja Social de Moscavide, numa das lojas do Mercado.
Este projecto ao longo destes anos permitiu uma resposta imediata e concreta, às necessidades básicas dos Moscavidenses mais carenciados, minimizando situações de pobreza e exclusão social.
A Loja Social de Moscavide contou com o apoio de empresas e cidadãos, através da doação de bens de primeira necessidade (alimentares e/ou produtos de higiene), bem como, roupas e artigos de puericultura (em bom estado de utilização), entre outros.
Pela primeira vez, desde abertura da Loja Social, que a mesma encontra-se em ruptura de stock. Desta forma, não permitindo ajudar as pessoas já identificadas que regularmente se dirigiam à mesma para fazer o levantamento dos bens de primeira necessidade.
Este novo executivo tem conhecimento desta situação e nada tem feito para que a situação seja resolvida. Será que é mais um dos projectos que este executivo quer terminar em Moscavide!?
Em apenas poucas semanas muitas têm sido as medidas deste novo executivo da Junta de Freguesia, penalizadoras para os Moscavidenses


MFM - ÚLTIMA HORA
O MFM TEVE CONHECIMENTO QUE A PRIMEIRA VÍTIMA DE DESPEDIMENTO DESTE NOVO EXECUTIVO, FOI HOJE UMA TRABALHADORA EM REGIME DE AVENÇA DA CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA DA JUNTA DE FREGUESIA.
A TRABALHADORA FOI INFORMADA VERBALMENTE PELA COORDENADORA DA CRECHE. POR ISSO APELAMOS AO BOM SENSO DESTE EXECUTIVO, PARA QUE ESTA SITUAÇÃO NÃO VÁ AVANTE.

 
NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º12 2013
A Creche Jardim de Infância da Junta de Freguesia de Moscavide tem como lema a tradição, rigor e qualidade. Uma verdadeira escola de afectos, emoções e valores, onde alunos, equipa pedagógica, encarregados de educação e familiares, trabalham em conjunto na persecução de um ensino de excelência, em que a realização e o desenvolvimento integral é a prioridade.
Hoje... assistimos por parte deste novo executivo a uma tentativa de desmantelamento da Creche Jardim de Infância da Freguesia. O MFM TEM CONHECIMENTO QUE PELA PRIMEIRA VEZ A CRECHE NÃO TEM STOCK DE UM CONJUNTO DE ALIMENTOS INDISPENSÁVEIS AO FUNCIONAMENTO DA MESMA, COMO TAMBÉM NÃO TEM ALGUNS ALIMENTOS SUFICIENTES PARA TODAS AS CRIANÇAS, COMO IOGURTES E OUTROS.
As compras de mercearia, lacticínios e produtos de limpeza que anteriormente eram feitas todas as semanas (Terças-Feiras) pelos trabalhadores da Junta, deixaram de acontecer há duas semanas. O mesmo acontece com outros tipos de alimentos.
Ontem mesmo, dia 07 de Novembro, o MFM publicou em “ÚLTIMA HORA” que a primeira vítima de despedimento deste novo executivo, foi uma trabalhadora da Creche Jardim de Infância da Junta de Freguesia, todos estes indícios, como também de outras medidas que temos conhecimento que vão ser tomadas por este executivo, mas que ainda não podemos divulgar, são sinais que nos fazem estar em alerta máximo. 
HISTÓRIA: “A construção da Creche Jardim de Infância da Freguesia de Moscavide foi iniciada em 1979, para dar resposta social à falta de equipamentos para crianças em idade infantil e pré escolar. Assim, em 1980 deu-se início a uma experiência piloto, com o apoio da Segurança Social, na área do ensino – Berçário, Creche e Jardim de Infância. Inicialmente dispunha de 4 salas de aula, com capacidade para 100 alunos e recebia crianças com idades compreendidas entre os 3 meses e os 6 anos.
Desde então, os vários Executivos da Junta de Freguesia de Moscavide, têm dedicado um grande esforço e empenho, no sentido de apetrechar e modernizar este equipamento, com o objetivo do mesmo ser uma referência no ensino ao nível do Concelho de Loures, melhorando o conforto, os recursos humanos, técnicos e físicos que propiciam um maior desempenho académico dos alunos.
Em junho de 2007, com o apoio do executivo da Câmara Municipal de Loures presidido pelo Sr. Engº Carlos Teixeira e da vontade e persistência do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Moscavide, Daniel Lima e do seu Executivo, as instalações foram ampliadas e dotadas de novas salas e equipamentos. Foi criada uma nova entrada e receção para pais e alunos, com melhores acessibilidades, facilitando a circulação das crianças, pais e familiares, aquando da entrega ou toma dos seus educandos.
Atualmente com o aumento da sua capacidade, recebe crianças entre os 2 e os 6 anos, dispondo de 8 salas de atividades para diferentes grupos etários, Pavilhão Polivalente, Biblioteca/Ludoteca, Sala de Refeições, Cozinha com confeção própria, Sala de Reuniões e Lavandaria. Dispõe ainda de um enorme espaço exterior, com parque infantil, para realização de atividades ao ar livre. Todas as salas e Pavilhão Polivalente estão climatizadas, proporcionando maior conforto a alunos e funcionários. Todas as áreas exteriores da Creche Jardim de Infância da Freguesia de Moscavide são vigiadas, através de um sistema de vídeo vigilância, para garantir um maior controlo e segurança de todos
.”


NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º13 2013
A Junta de Freguesia de Moscavide, desde de Março de 2013 que tinha vindo a implementar no Centro de Dia da Junta de Freguesia de Moscavide, serviços cada vez mais adaptados às reais necessidades dos idosos. O Centro de Dia tinha vindo a efectivar o acompanhamento bio-psico-social aos seus utentes estimulando-os para um envelhecimento activo e construtivo, mediant...e várias respostas sociais e serviços de apoio à população idosa da Freguesia.
Uma das respostas sociais é o refeitório comunitário (almoços e Lanches), com ementas pensadas e realizadas de modo a proporcionar aos utentes refeições equilibradas, diversificadas e saudáveis, tendo sempre em conta o seu valor nutricional, zelando pela saúde, promovendo hábitos alimentares saudáveis.
Este novo executivo, CORTOU PELA METADE A QUANTIDADE DE COMIDA QUE ERA SERVIDA AOS IDOSOS, UM CORTE SEM NEHUMA RACIONALIDADE E SEM SENSIBILIDADE SOCIAL, demonstrando mais uma vez que DESCRIMINA a população de Moscavide. ESTA REFEIÇÃO QUE PARA MUITOS É A ÚNICA REFEIÇÃO QUENTE DO DIA.
Este novo executivo, proibiu também, que alguns dos idosos, já identificados por carência financeira, possam levar para o seu jantar a sopa que sobrava do almoço


NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º14 2013
Hoje de manhã quem se deslocou ao Centro Cultural de Moscavide, para usufruir do espaço de internet, espaço de estudo e de leitura e espaço multimédia, deparou-se com os mesmos encerrados.
Esta foi mais uma medida deste novo executivo, encerrar no período da manhã o espaço do 1.º andar do Centro Cultural, onde funciona o espaço de internet, espaço de estudo e de... leitura e espaço multimédia, para além disso, o mesmo passa abrir uma hora mais tarde e a encerrar uma hora mais cedo. Anteriormente estes serviços estavam disponíveis das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 20:00, agora funcionam apenas das 15:00 às 19:00.
É importante relembrar que o espaço em questão no período agora encerrado, tinha bastante afluência, conforme pode ser verificado no relatório diário que é feito, para enviar para a Junta e para a Câmara.
Outros equipamentos e serviços sofreram ou vão sofrer também alterações de horário, alguns pelo que o MFM investigou vão mesmo encerrar, o MFM vai futuramente publicar quais são os outros equipamentos e serviços que estão a ser alvo da insensibilidade social deste novo executivo.
A descriminação para com a população de Moscavide, por parte deste novo executivo da Junta, continua.


NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º15 2013
O MFM TEVE CONHECIMENTO QUE ESTE NOVO EXECUTIVO SE PREPARA PARA FAZER A SEGUNDA VÍTIMA DE DESPEDIMENTO. É MAIS UMA VEZ UMA TRABALHADORA EM REGIME DE AVENÇA DA CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA DA JUNTA DE FREGUESIA.
Este novo executivo quer forçar a trabalhadora a cancelar um contrato anual renovável automaticamente por iguais períodos e que tem como salvaguarda no cas...o de ambas as partes o quererem denunciar uma cláusula, em que qualquer uma das partes tem que dar 60 dias. Em troca desse contrato, este executivo quer que a trabalhadora assine um contrato de apenas 2 meses e meio, que não tem qualquer estabilidade para a trabalhadora. O executivo alega a ilegalidade desse mesmo contrato, algo que é MENTIRA, a trabalhadora já se dirigiu a um advogado para saber se isso correspondia à verdade, como também junto do sindicato e do tribunal de trabalho e, ambas as entidades afirmam que o contrato é valido e legal. O próprio MFM, já solicitou também uma análise do mesmo, junto de dois juristas especializados em direito do trabalho, como também junto de duas entidades sindicais e ambos confirmam que o mesmo é valido e legal.
A trabalhadora desde de ontem que quer exercer as suas funções e o executivo não deixa a mesma o fazer, o MFM apela mais uma vez ao bom senso deste executivo, para que está situação não termine da pior maneira.


 APELO DO MFM
O MFM APELA AO BOM SENSO E HUMANISMO DESTE NOVO EXECUTIVO, REFERENTE ACTUAL SITUAÇÃO DE UMA TRABALHADORA DO JARDIM DE INFÂNCIA DA JUNTA DE FREGUESIA.
O MFM NA NOTA PÚBLICA N.º 15 2013 (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=180104508861678&set=a.173131679558961.1073741828.172867906252005&type=1&theater), DENUNCIOU A SITUAÇÃO QUE NESTE MOMENTO ESTÁ ACONTECER COM ESSA TRABALHADORA, ...MAS ESTE CASO ESTÁ A GANHAR PROPORÇÕES MUITO ELEVADAS. A TRABALHADORA ESTÁ A SER VITIMA DE UM TRATAMENTO ILEGAL E DE SITUAÇÕES HUMILHANTES. TENDO MESMO JÁ EXISTIDO INTERVENÇÃO POLICIAL.
FICA AQUI MAIS UMA VEZ O APELA, PARA QUE ESTA SITUAÇÃO SEJA RESOLVIDA O MAIS BREVE POSSÍVEL, SEM QUE A TRABALHADORA TENHA QUE CONTINUAR A SER VITIMA DE ACTOS ILEGAIS E HUMILHANTES POR PARTE DESTE NOVO EXECUTIVO DA JUNTA DE FREGUESIA.


NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º16 2013
Este novo executivo continua com a política do despedimento e do desmantelamento dos serviços de apoio social da Vila de Moscavide. O MFM em notas publicadas anteriormente já denunciou os acontecimentos ocorridos na Creche e Jardim da Infância da Junta de Freguesia, o alvo é o CENTRO COMUNITÁRIO.
A onda agora, já atingiu Os SERVIÇOS SOCIAIS, com a dispensa do Mé...dico e da Fisioterapeuta do Centro Comunitário, os quais só vieram a saber do DESPEDIMENTO, no final do mês de Outubro, quanto se dirigiram aos serviços da Junta para receber a sua “DEVIDA REMUNERAÇÃO”
“NÃO NECESSITAMOS MAIS DA VOSSA COLABORAÇÃO…”, foi o que ouviram os colaboradores da boca de um trabalhador que foi incumbido de transmitir as indicações deste novo executivo.
Ao mesmo tempo estes despedimentos, demonstram bem a Linha de “DESMONTAGEM” dos serviços SOCIAIS prestados há anos e fundamentais à população de Moscavide.
A INSENSIBILIDADE Social REINA, por parte deste novo executivo, para eles SOCIAL é algo a DESMANTELAR. O MFM vai continuar a denunciar todas estas medidas de empobrecimento da Vila de Moscavide e, que são prejudiciais para a população
 

NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º17 2013
DESMANTELAMENTO DA OFICINA DO REFORMADO
A Junta de Freguesia de Moscavide foi a segunda a nível nacional a implementar o serviço da Oficina do Reformado. A Oficina do Reformado é um serviço de apoio às pessoas idosas, aos reformados e a pessoas que tenham carências económicas residentes em Moscavide. Este serviço destina-se a proceder a alguns trabalhos de reparação (substituição de lâmpadas, torneiras, consertos de tomadas, serviços de carpintaria, eliminação de barreiras arquitectónicas, etc.), acorrendo a solicitações pontuais destas pessoas. É feito em média desde de 2002 (O MFM só tem os dados desde de 2002), cerca de 500 serviços por ano, por uma a duas equipas que diariamente têm esta tarefa atribuída, o que em média dá cerca de 2 trabalhos diários..., muitos deles com grande complexidade.
Este novo executivo iniciou também o DESMANTELAMENTO do serviço da Oficina do Reformado, que é um dos serviços mais importantes no apoio às populações. Este serviço que antes era feito todos os dias e, muitas das vezes por mais que uma equipa, de forma a conseguir dar resposta a todas as solicitações, foi agora diminuído, passando apenas a estar disponível às terças e quintas. Tendo mesmo este novo executivo, ter mandado abater uma das viaturas que estava atribuída para estes serviços.
Esta nova medida deste novo executivo já começa a ter um conjunto de implicações, sabe o MFM que já existe uma lista vasta de pedidos em espera há bastante tempo e que muitos desses pedidos são apenas situações de rápida resolução, como uma substituição de uma lâmpada, que para os idosos que não têm nenhum familiar e que por questões de segurança e mobilidade não conseguem fazer a substituição da mesma e que por isso se encontram sem luz em determinadas zonas da sua residência já alguma tempo, o que é bastante prejudicial na segurança dos mesmos.
Um dos principais projectos de apoio social que Moscavide possuía há muitos anos e, que era um exemplo nacional, tendo mesmo sido copiado por várias Freguesias do País, que várias vezes se deslocaram a Moscavide para se inteirarem do funcionamento deste serviço, está agora a ser desmantelado por este novo executivo.
Moscavide está assistir ao desmantelamento da maioria dos serviços sociais que existiam, serviços esses que cada vez mais são necessários e que deveriam estar a ser reforçados e não desmantelados. O MFM vai continuar a denunciar todos estes ataques que estão a ser feitos por este novo executivo aos Moscavidenses, numa atitude clara de má fé e de insensibilidade social. São cada vez mais evidentes os actos de descriminação para com a população de Moscavide.

 

NOTA PÚBLICA DO MFM - N.º18 2013
DESMANTELAMENTO DA LOJA SOCIAL
O MFM tem vindo a denunciar nas suas notas públicas dos vários desmantelamentos que estão a ser feitos por parte deste novo executivo aos serviços sociais existentes na Vila de Moscavide, agora foi a vez de atacar a Loja Social de Moscavide, situada no Mercado. ...
O funcionamento da loja era às terças, quintas e sábados, das 09:30 às 12:00, sendo o mesmo assegurado por Moscavidenses VOLUNTÁRIOS, não existindo por isso qualquer custo com recursos humanos, agora este novo executivo, vem mais uma vez demonstrar TODA A SUA INSENSIBILIDADE SOCIAL, MÁ-FÉ, DESCRIMINAÇÃO E FALTA DE DIGNIDADE para com a Vila de Moscavide e a sua população, ENCERRANDO a LOJA SOCIAL aos sábados, quando era o dia em que a mesma tinha mais afluência.
Já tinha sido demonstrado no passado recente que a intenção deste novo executivo era deixar MORRER a Loja Social, quando deixou que a mesma entrasse pela primeira vez em ruptura de stock.
Em 2011 a Junta de Freguesia de Moscavide em parceria com a Câmara Municipal de Loures inaugurou a Loja Social de Moscavide, numa das lojas do Mercado.
Este projecto ao longo destes anos permitiu uma resposta imediata e concreta, às necessidades básicas dos Moscavidenses mais carenciados, minimizando situações de pobreza e exclusão social.

 

5 Comentários:

Às 26 de novembro de 2013 às 17:02 , Anonymous Anónimo disse...

Caro (IM)PARCIAL
O seu Post é muito importante, porquê:
Porque obriga o Movimento de Moscavide a Freguesia, a questionar o Executivo da União de Freguesias de Moscavide e Portela hoje à noite na Assembleia de Freguesia.
Caso não o faça,será considerado " a montanha pariu um rato", porque só ataca através da Internet e não tem coragem de o fazer "face to face".
C.Alves

 
Às 26 de novembro de 2013 às 17:16 , Anonymous Anónimo disse...

O movimento fez chegar a todas as forças políticas as preocupações da população, agora vamos ver o que acontece.

 
Às 27 de novembro de 2013 às 02:46 , Anonymous Anónimo disse...

Uma vergonha o que se passou nesta assembleia de freguesia com imensos moradores de Moscavide e elementos afectos ao PS a insultarem os membros do PSD e o Executivo, interrompendo diversas vezes. Alguns exemplos:

1-Das 3 intervenções feitas pelo público, em 2 delas se verificaram situações vergonhosas que passo a citar:
1.1- Uma senhora cujo nome não me recordo recusou-se a falar ao microfone de modo a não poder gravar as suas palavras, discutindo com membros da plateia, com o presidente da mesa e com a presidente da JF e assumindo-se socialista e uma voluntária dispensada da loja voluntária;
1.2- Um senhor com um estabelecimento perto da igreja arrancou o microfone do suporte sem permissão, criticou a técnica de som por várias "quebras" de som e criticou a presidente pela situação dos parquimetros e de haver "dejectos à porta da minha loja e a presidente não os limpar".

2- Diversas pessoas a insultarem a presidente e o representante Ricardo Andrade e insinuando não saberem o mínimo sobre as freguesias;

3- Diversas pessoas a interromperem a sessão e a entrarem em "bate-boca" com o presidente da mesa da assembleia;

4- Diversos elementos do PS (alguns pertencentes às listas do Daniel Lima e na plateia também se encontrava o Ricardo Lima, embora não tenha reparado se participou nestas atitudes) na plateia a interromperem uma intervenção do representante Ricardo Andrade de um modo insultuoso;

5- Perto do final diversas pessoas decidem começar a retirar as garrafas de água reservadas para os representantes (penso eu que fossem), pessoas que identifiquei como moscavidenses.

Como moscavidense e militante do PS há quase 5 anos senti-me envergonhado em ver tais comportamentos. Vou continuar a assistir às assembleias sempre que puder e a criticar este tipo de atitudes. Um bem haja à presidente Manuela Dias que lidou com estas situações com uma enorme dignidade.

 
Às 27 de novembro de 2013 às 08:23 , Anonymous Anónimo disse...

Estão no bom caminho. Vão chegar longe, a emporcalhar o Moscavide e todos os Moscavidenses,!!!

 
Às 27 de novembro de 2013 às 16:33 , Anonymous Anónimo disse...

FORAM DESMONTADAS TODAS AS NOTAS DE ACUSAÇÃO DO MDM.
Sala completamente cheia de publico.
Os argumentos do PS não colheram e ate a defesa do voto contra no Relatorio e Contas e no Orçamento foi uma trapalhada argumentativa.
Nem isso souberam defender.
Os representantes do PS sairam da sala completamente envergonhados.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial